Iniciando com Adobe AIR for Android

Já temos há algum tempo a possibilidade de criar aplicativos para Android com a Flash Platform, usando o Adobe AIR ou Flash Player. Além disso o Android vem se tornando a cada dia mais popular, diariamente surgem varios aparelhos cada vez mais poderosos rodando o sistema operacional do Google e a Android Market foi reformulada para facilitar os usuarios e desenvolvedores.
Um detalhe importante é que não são todas as versões do Android que suportam o Adobe AIR e o Flash Player, é necessario que o smartphone tenha o Android 2.2(Froyo) ou posterior, e as versões do AIR deve ser a 2.5 ou Flash Player 10.1.

O desenvolvimento de aplicativos com a Flash Platform para o Android só é possivel a partir do Android 2.2(Froyo) e usando Adobe AIR 2.5 e Flash Player 10.1

AIR for Android

AIR for Android

Ferramentas de desenvolvimento
Adobe Flash CS5 Professional – É possivel desenvolver aplicativos para Android usando o Adobe Flash CS5 Professional, na ultima versão foi adicionado um profile “AIR for Android”, gerando o arquivo ja com o tamanho padrão de 480×800. Por enquanto não existem componentes pré-programados para Android e não é recomendado usar os já existentes no Flash.

Adobe Flash Builder 4 (burrito) – A Adobe disponilibizou juntamente com o Flash Builder 4 (burrito), o SDK do Flex versão 4.5, com componentes otimizados para dispositivos moveis, para quem se recordar, a Adobe tinha um projeto de uma versão do Flex para mobile chamado “Slider”, em virtude do rápido crescimento do processamento do smartphones atuais, a Adobe decidiu juntar esse projeto ao SDK padrao do Flex.

Qualquer editor de texto РVoc̻ pode usar qualquer editor de texto salvando na extenṣo .as ou seu editor ActionScript favorito.

Runtime Adobe AIR
Para que seu aplicativo rode em um dispotivo com Android, é necessario que seja instalado o runtime do Adobe AIR para logo em seguida você instalar seu aplicativo.

Distribuição
Você pode gerar o instalador do seu aplicativo pelo Flash Builder, Flash CS5 ou por linha de comando usando o ADT. É gerado um aplicativo com a extensão .apk. A distribuição pode ser feita atraves da Android Market, para se tornar um publisher da Android Market, basta pagar a inscrição de 25 dolares.
Acompanhe esse tutorial sobre como publicar seu aplicativo na Android Market
Caso você crie algo para rodar no Flash Player, basta rodar pelo navegador do smartphone, a Adobe tem uma página para que você possa ver alguns sites que usam Flash Player e que foram otimizados para mobile. Acesse o Adobe Flash Showcase for Mobile

Acompanhe alguns tutoriais:
Exemplos no Adobe Labs
Advanced Android development
Creating mobile apps for Android using Flash Builder “Burrito” and Flex SDK “Hero”
Test Drive for Mobile: Style the application

Nos proximos artigos, mostrarei como usar alguns recursos do AIR for Android 😀

ActionScript 3.0, Adobe AIR, Android , , , , , , , , , , , ,

6 comments


  1. Pingback: Anonymous

  2. Pingback: t3.tol3.net

  3. lailson

    porque nem um aplicativo roda no meu backflip, ele ta com android 2.3.7… e no android market diz que não compativel

  4. tem que ver as configurações de hardware do aparelho tb, rodar o android 2.3 não garante que todos os aplicativos rodem

  5. Ricardo

    Oi Leonardo eu instalei o adobe air no meu optimus 3d mais o icone não aparece.
    Vejo os comentarios no market dos usuarios falando que o parelho ficou mais rapido e etc.
    Como posso usar essa ferramenta?
    Grato se puder me ajudar.

  6. veja se consegue usar algum aplicativo feito em AIR

Leave a Reply