Iniciando com Azure Media Services

Azure-Media-Services-logoRecentemente descobri por puro acaso que o Microsoft Azure, uma plataforma de computação em nuvem da Microsoft, possui um serviço de mídia chamado Azure Media Services. Foi bom ver o quanto a Microsoft evoluiu nesse quesito, fiquei impressionado com os recursos oferecidos pela plataforma.

Foi inevitável fazer um comparativo com o Adobe Media Server/Flash Media Server, o qual eu já tenho pleno domínio há muito tempo. Tratando-se somente da parte de mídia, posso falar sem hesitar que o Azure Media Services é uma plataforma bem completa, claro que não é ideal comparar um servidor de streaming com uma plataforma de serviço de mídia.

Windows Azure Media Services

Windows Azure Media Services

A Microsoft oferece um período de avaliação dando um crédito de R$560 para que use em qualquer serviço. Comecei a ver alguns vídeos e ler a documentação, que por sinal é muito boa.

Vendo esse vídeo, uma agradável surpresa, o Azure Media Services suporta o protocolo RTMP, posso usar toda minha bagagem adquirida com o Flash Media Server. Além disso, é possível usar como linguagem de programação C# e Java.

Segui as orientações contidas neste artigo, e após configurar meu Visual Studio, consegui executar o exemplo com sucesso. Basicamente o exemplo vai enviar um arquivo de video da sua máquina, encodar o vídeo e publica em Smooth Streaming, HLS e Mpeg DASH. Após isso, você tem algumas opções para executar o vídeo pelo Azure Media Player. Veja o exemplo:

Referências:
Getting Started with Azure Media Services
https://azure.microsoft.com/pt-br/documentation/articles/media-services-dotnet-get-started/
Getting Started with Azure Media Services – Video
http://channel9.msdn.com/Series/Azure-Media-Services/Getting-Started-with-Azure-Media-Services?wt.mc_id=player
Azure Media Player
http://amsplayer.azurewebsites.net/azuremediaplayer.html

.NET, Azure Media Services, C#, Principal , ,

Leave a Reply