Acessibilidade no Flash!!!

Mito: Flash não é acessível.
Verdade: O Flash assim como o HTML depende somente do desenvolvedor para ser acessível.

Sabemos o quanto é importante o cuidado que temos com acessibilidade de um site, muitos acreditam que sites feitos em Flash não podem ser acessíveis, a muito tempo tenho visto nas listas de discussoes e foruns pela internet, sempre que citam acessibilidade no Flash vem alguem e diz “Flash tem acessibilidade zero”, um certo radicalismo em relação ao Flash. Vamos esclarecer que quem disponibiliza a acessibilidade não é a ferramenta em si mas o desenvolvedor.

Acessibilidade na web pode amplamente ser descrita como a capacidade de todo usuário, não importa a deficiência, alcançar a informação desejada. Para compreender a acessibilidade e executá-la na prática é necessário que os desenvolvedores simulem as deficiências dos usuários. A primeira coisa a fazer ao dirigir-se à acessibilidade é mudar nossa visão do mundo e considerar a perspectiva dos usuários com deficiências. Perguntas que devem ser feitas: Quais são os empecilhos que os usuários tem ao acessar meu site? Quais são as ferramentas usadas pelos usuários para navegar na internet?

A partir do Flash MX e do Flash Player 6, começou a preocupação da Macromedia na questão de acessibilidade sendo a primeira versão da Flash Platform com recursos de acessibilidade, sua linha de produtos até então vem tentando seguir os padrões de acessibilidade, O Dreamweaver por exemplo ganhou suporte a validação de documentos baseado da Section 508. No Flash há a aba Acessibility, no qual pode-se configurar os padrões de acessibilidade necessárias para o swf.

Para que desenvolvedores criem acessibilidade no Flash precisam da seguintes exigências mínimas:
Macromedia Flash Player 6 ou posterior, (por enquanto) somente Windows 98, 2000 ou XP, Microsoft Internet Explorer 5, Mozilla Firefox, Opera.

Os recursos de acessibilidade do Flash se integram ao Microsoft Active Acessibiliy(MSAA) para que o swf possa ser “lido” pelos leitores de tela por exemplo. O MSAA interagi como intermediário entre o Flash e o leitor de tela. O Flash Player cría uma lista dos objetos na tela para grava-los no MSAA como “árvore de dados” para ficar disponivel para leitura do leitor de tela. Quando ocorre alguma mudança no swf, a árvore dos dados do MSAA também é atualizada. Essas mudanças no filme alertam o leitor da tela para que retorne ao começo do filme e volte a leitura através da lista.

Alguns leitores de tela :
GW Micro Windows Eyes 4.2 ou superior.
Freedom Scientific JAWS 4.5,6.1 ou posterior
IBM Home Page Reader 3.04
Dolphin HAL 6.50
KDS PC Talker(Japan)

Entre os leitores de telas em português existe o DOSVOX “um software destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho”, permitindo também navegar na web. Pelos testes que andei fazendo ainda não funciona com Flash.

Palestra sobre acessibilidade no Flash feita pelo Neto Leal
http://mmusergroup.breezecentral.com/p31522377/

Há mais links sobre acessibilidade no post do Neto Leal.
http://www.netoleal.com.br/stuff/blogs/?post=99

Best Pratices for Accessible Flash Design
http://www.macromedia.com/resources/accessibility/best_practices/bp_fp.html

1 thought on “Acessibilidade no Flash!!!

  1. Rochester

    Po cara, não concordo contigo..

    “Acessibilidade na web pode amplamente ser descrita como a capacidade de todo usuário, não importa a deficiência, alcançar a informação desejada.”
    Acessibilidade não é a capacidade do usuário, e sim a facilidade do sistema..

    Flash prende ao que o desenvolvedor criou, se os links abrem em uma nova janela, eu nao consigo mudar isso (sequer consigo fazer abrir em uma nova aba do firefox :p).

    Fora os ainda existentes problemas com o player (e se o cara só tem instalado o player 5, ele nao vai ver um monte de site em flash por aí)

    E se você prende em uma platafora, vc deixa de ser acessivel.

    Você simplesmente ignorou ai a questão da indexação, que interfere e muito na acessibilidade do site.

    Mesmo assim parabens pelos pontos abordados (achei interessante inclusive a parte de leitores de tela e tal..)

    []’s

Leave a Reply