Iniciando com Adobe AIR for iOS

O iPhone[bb], lançado por volta de 2007, foi revolucionario em relação a experiencia do usuário e naturalmente criou-se um novo nicho de mercado para desenvolvimento de aplicações. A App Store(loja virtual onde os aplicativos da Apple[bb] são disponibilizados) já pagou mais de 2 bilhões de dolares aos seus desenvolvedores e com a chegada do iPad[bb], esse número tende a crescer muito. Então se você quer entrar nesse nicho de mercado, precisa saber do que precisa para criar seus aplicativos para rodar no sistema operacional movél da Apple[bb], o iOS(antes da chegada do iPad[bb], era simplesmente iPhone[bb] OS), no qual rodam o iPhone[bb] e iPad[bb], portanto vamos iniciando com Adobe AIR for iOS.

Antes de começar, precisamos de alguns esclarecimentos em relação a como irá funcionar seu aplicativo feito com Adobe AIR rodando no iOS. Você só podera criar aplicativos com Adobe AIR, não é possivel criar aplicativos que rodem no navegador com o Flash Player.

Você só podera criar aplicativos com Adobe AIR, não é possivel criar aplicativos que rodem no navegador com o Flash Player.

Sem Flash Player no iOS =õ(

Sem Flash Player no iOS =õ(

Com o runtime do Adobe AIR, temos o mesmo problema, não é possivel instalar o runtime do Adobe AIR da maneira que estamos acostumados a fazer no desktop ou no Android.
O que a Adobe fez foi criar uma ferramenta usando o Low Level Virtual Machine (LLVM) que permite que você converta seu aplicativo feito em Adobe AIR para um aplicativo nativo do iOS. A Adobe mudou o modo de compilação completamente para que seu aplicativo pudesse rodar no iOS, do modo JIT (Just in Time) para o AOT (Ahead-of-Time) permitindo que seu aplicativo em Adobe AIR pudesse ser convertido para um aplicativo nativo do iOS.

A Adobe mudou o modo de compilação completamente para que seu aplicativo pudesse rodar no iOS, do modo JIT (Just in Time) para o AOT (Ahead-of-Time) permitindo que seu aplicativo em Adobe AIR pudesse ser convertido para um aplicativo nativo do iOS.

LLVM é um sistema modular, o sistema compilador flexível que é amplamente utilizado em uma variedade de projetos. A principal razão que a Adobe escolheu o LLVM é a sua flexibilidade e aplicabilidade para o desenvolvimento do iOS. LLVM já é utilizado no projeto Alchemy(Alchemy = C/C++ com ActionScript 3.0).

A criação de aplicativos para iOS usando a Flash Platform só é possivel a partir do iOS 3.0 ou superior.

Ferramentas de desenvolvimento
Adobe Flash CS5 Professional – Com a atualização do Packager for iPhone, você pode a partir do Adobe Flash CS5(com o Packager for iPhone instalado), criar seus aplicativos para o iOS(iPhone/iPad), teremos um novo profile chamado “AIR for iOS”, gerando o arquivo ja com o tamanho padrão de 320×480. Por enquanto não existem componentes pré-programados para iOS e não é recomendado usar os já existentes no Flash.

Adobe Flash Builder 4 (burrito) – A Adobe disponilibizou juntamente com o Flash Builder 4 (burrito), o SDK do Flex versão 4.5, com componentes otimizados para dispositivos moveis, no entanto, esses componentes ainda estão sendo otimizados para rodarem no iOS e serão disponibilizados numa futura versão do Flash Builder, mas você pode criar tranquilamente um projeto ActionScript(usando somente ActionScript 3.0 sem o SDK do Flex) e usar o compilador por linha de comando(ADT).

Qualquer editor de texto – Você pode usar qualquer editor de texto salvando na extensão .as ou seu editor ActionScript favorito.

Distribuição
Você pode gerar o instalador do seu aplicativo pelo Flash Builder(próximas versões), Flash CS5(com o Packager for iPhone instalado) ou por linha de comando usando o ADT. É gerado um aplicativo com a extensão .ipa. A distribuição pode ser feita atraves da App Store, para se tornar um publisher da App Store, basta pagar a inscrição de 99 dolares. Acompanhe esse tutorial sobre como publicar seu aplicativo na App Store.

Acompanhe alguns tutoriais:
Developing for iOS using Flash Professional
Optimizing content for Apple iOS devices
Guide for Apple App Store submissions
Saving state in AIR applications for iOS devices
Using screen orientation APIs for smartphone application development

Nos proximos artigos, mostrarei como usar alguns recursos do AIR for iOS 😀

2 thoughts on “Iniciando com Adobe AIR for iOS

  1. Pingback: Anonymous

  2. Moacir jr

    Cara muito foda adorei saber disso, estou criando aplicativos para IPAD em html 5 mas com o flash seria bem mais facil, agora vou procurar saber melhor para criar esses aplicativos!!!

Leave a Reply