Opções para desenvolvimento mobile

Desenvolvimento MobileO mercado movel é um dos que mais crescem ultimamente, e com isso a demanda por aplicativos para esse nicho cresce também trazendo uma opção a mais para quem é desenvolvedor e novas oportunidades de negócios. Você desenvolvedor que gosta de se manter atualizado, sabe exatamente do que estou falando. Nesse artigo reuno alguns links que quem deseja começar com desenvolvimento mobile em pelo menos três plataforma diferentes no qual tive demandas ultimamente.

O mercado movel é um dos que mais crescem ultimamente, e com isso a demanda por aplicativos para esse nicho cresce também trazendo uma opção a mais para quem é desenvolvedor e novas oportunidades de negócio.

Dentre as plataformas disponiveis para desenvolvimento mobile, podemos destacar:

  • Java com JME
  • Nokia Qt, alem de poder usar WRT(Web RunTime)
  • Flash Lite
  • Android com o SDK do Google alem do Adobe AIR e Flash Player 10.1
  • IPhone

Comentaremos um pouco de cada uma:

Java com JME
O JME(Java Micro Edition) é a versão que a sun oferece para você programar em Java para dispositivos móveis. Oferece uma gama enorme de API’s que foram feitas especificamente. Possui uma documentação bem completa e com varios exemplos. Deixo um link de como montar seu ambiente para desenvolvimento JME.

Nokia Qt
A Nokia disponibiliza o Qt, Cross-plaftorm application and UI framework, tendo bibliotecas especificas para dispositivos móveis(como QTMobility). Você programa em C++ e há uma linguagem de interface parecida com MXML. Possui sua propria IDE e tem emuladores para Symbian S60, 40 e Symbian^3 além do Maemo e Meego.

Adobe Flash Lite
O Adobe Flash Lite ainda tem espaço no mercado, sendo uma versão diferente do Flash Player com alguns recursos especificos para dispositivos móveis. O ambiente de desenvolvimento é o proprio Adobe Flash Professional e o Adobe Device Central.

Google Android
O Google oferece para a plataforma Android um conjunto de SDK’s e emuladores para as diferentes versões do seus sistema operacional que a cada dia que passa, se torna mais popular. Possui um plugin para você programar no Eclipse, o Android Development Tools(ADT). A linguagem usada é o Java. A partir do Android 2.2(Froyo) você tem a opção de criar aplicações em Adobe AIR, o runtime do AIR é instalado no dispositivo e você cria a aplicação usando o Adobe Flash Professional(que possue uma extensão para criar os arquivos .apk) ou Adobe Flash Builder.

Apple IPhone
Quem deseja programar para IPhone, IPad e afins, A Apple oferece um SDK. Você usa a linguagem Objective-C, derivada do C, e algumas bibliotecas interessantes desenvolvidas para se trabalhar com muiltitouch como o Cocoa. Encotrei uma lista de frameworks.

Bom, opções temos, cabe a nós somente analizar a que melhor pode atender noss cliente. Ficarei devendo algo sobre o Windows Phone 7 pois me parece bem promissor e merece uma atenção também.

Livros recomendados:
JME
Core J2ME: Tecnologia e MIDP
Dante Explica Java v.5: J2ME, J2SE e J2EE
C++
C++ Absoluto
Flash Lite
Flash Lite 2: Crie Aplicativos e Games para Celulares
Android
Desenvolvimento de Aplicações Android
Android Para Desenvolvedores
Google Android: Aprenda a Criar Aplicações para Dispositivos Movéis
IPhone
Dominando o Desenvolvimento no iPhone Explorando o SDK do iPhone

Adobe, Android, Flash Lite, iPhone, Java, JME, Nokia , , , , , ,