Cinemática Inversa no Adobe Flash

Em Física, Cinemática é o ramo responsável por estudar o movimento dos corpos. Cinemática Inversa (IK) é uma tecnica muito utilizada em engenharia, robotica e animação. Consiste no movimento de um objeto ou de um conjunto de objetos em relação a outros objetos, usando uma estrutura articulada de bones. Os bones permitem a movimentação de forma complexa e natural permitindo criar animação de personagens, como braços, pernas e expressões faciais com muito mais facilidade, a imagem mais simples para ilustra isso é do movimento de uma alavanca. Quem já trabalha com softwares de modelagem 3D como o 3D Studio MAX já conhece essa tecnica. A partir do Adobe Flash CS4, temos a possibilidade de se trabalhar com cinemática inversa na própria IDE do Flash e uma biblioteca em ActionScript 3.0.

Cinemática inversa (IK) é um método de animação que consiste no movimento de um objeto ou de um conjunto de objetos em relação a outros objetos, usando uma estrutura articulada de bones. Os bones permitem a movimentação de forma complexa e natural permitindo criar animação de personagens, como braços, pernas e expressões faciais com muito mais facilidade, a imagem mais simples para ilustra isso é do movimento de uma alavanca.

Agora vamos ver um exemplo utilizando o Adobe Flash Professional CS5, será bem simples para entender o funcionamento dessa ferramenta.

  • Crie um novo arquivo do tipo ActionScript 3.0
  • Crie três simbolos graficos em forma retangular para que o efeito seja melhor visualizado. Deixe-os lado a lado formando uma fileira.
  • Selecione a ferramenta Bone
  • Clique na estremidade do primeiro simbolo e arraste ate o final dele. Será formado um bone com uma estremidade maior sendo a base.
  • Faça a mesma coisa com o segundo simbolo de modo que comece arrastando a partir da estremidade menor do bone do primeiro simbolo.
  • Seu stage deve ser parecido com isto:
    IK Adobe Flash

    IK Adobe Flash

  • Note que foi criado uma nova camada com o nome de Armature. Selecione por exemplo o frame 20, clique com o botão direito sobre o frame e selecione “Insert Pose”. Feito isso, movimente de alguma forma os simbolos no stage. Faça a mesma coisa para o frame 40 e 60.
  • Agora teste o filme “Ctrl+Enter”.

This movie requires Flash Player 9

DOWNLOAD SOURCE

Para saber mais:
http://help.adobe.com/pt_BR/flash/cs/using/WS58BD3A02-DA25-488f-B534-AE5463A24833.html

Livros recomendados:

Adobe Flash CS4 Professional Como Fazer 100 Técnicas Essenciais

ActionScript 3.0, Adobe, Flash , ,

1 comment


  1. muito interessante esta materia sobre cinematica.

Leave a Reply