Apollo

A Adobe esta preparando o lançamento do Apollo, uma ferramenta que promete revolucionar o desenvolvimento de RIA’s, produzindo softwares que podem ser instalados em seu computador ou acessados via web, funcionando online e offline, e o melhor, feita na Flash Plataform e compativel com Flex2 e Action Script 3.0.

Abaixo uma tradução do Faq da Adobe sobre o Apollo:

GERAL

O que é o Apollo?
Apollo é o codinome para um sistema cross-operating runtime sendo desenvolvido pela Adobe permitindo ao desenvolvedores elevem as camadas de desenvolvimento web(Flash, Flex, HTML, Javascript, Ajax) para construir e desdobrar aplicações ricas (RIAs) para desktop.

Que tipo de aplicações o Apollo se destina?
As aplicações mais tradicionais feitas para Desktop podem ser construídas com o Apollo. o Ambiente do Apollo está fácil de desenvolver aplicações RIA’s no desktop. O Apollo 1.0 se destina ao desenvolvimento de RIA’s para desktop.

Que tipos de desenvolvedores o Apollo se destina?
Apollo se destina a desenvolvedores que atualmente já utilizam e programam usando o Flash, Flex, HTML, Javascript e Ajax para desenvolvimento de RIA’s.

O Apollo será free?
Sim. O runtime do Apollo será free (similar ao Flash Player e do Adobe Reader).

Quando Apollo será liberado?
Nós planejamos liberar um pre-release da versão do Apollo no labs da Adobe no segundo semestre de 2006. Estamos planejando para a o primeiro semestre de 2007 a liberação do Apollo 1.0.

Que plataformas Apollo 1.0 suporta?
Apollo 1.0 será suportado em Windows e OS X. Estamos pesquisando também que plataformas adicionais para suporteao Apollo 1.0.

Apollo é um web browser?
Não. Apollo é um ambiente cross-operating system que funciona sem necessidade de browser. Teoricamente você poderia construir ate um web browser com o Apollo.

Qual é o tamanho do runtime do Apollo?
O tamanho atual está entre 5 – 9 mgs. É importante notar que o runtime necessita somente ser baixando 1 vez.

Como Apollo esta relacionado ao Macromedia Central?
Existe um número de membros da equipe de Apollo que trabalhou previamente no Macromedia Central, Apollo não é relacionado diretamente ao Macromedia Central. Nós tiramos lições aprendidas com o Central(o que funciona e o que não funciona) na hora de projetar as característica do Apollo. O código-fonte do Apollo é completamente diferente do código-fonte do Macromedia Central.

Desenvolvimento
Que tecnologias posso usar dentro de uma aplicação do Apollo?
Apollo permitirá que as aplicações sejam construídas usando o Flash/Flex, HTML/Javascript ou uma combinação de ambos. As aplicações baseadas em Flash incluem o conteudo baseado em HTML, e as aplicações em HTML usam conteudos baseados em Flash. E mais, as aplicações do Apollo se integram com documentos PDF.

Posso usar o HTML e Javascript construir uma aplicação do Apollo?
Sim.

Que IDE uso apara desenvolver aplicações do Apollo?
Você pode usar qualquer IDE existente que você usar já para o Flash/Flex ou o desenvolvimento do HTML/Javascript (tal como o Flex Builder, o eclipse, o vim, etc.…). Apollo não requer um IDE específico. Estaremos liberando um conjunto de ferramentas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos, você poderá usar qualquer coisa que cría SWF’s ou arquivos HTML.

Posso usar o authoring tool Flash criar conteudo do Apollo?
Sim, contanto que você usar uma versão de Flash com suporte a ActionScript 3/AVM2 (tal como o proximo release do Flash). Há atualmente disponível ActionScript 3 um alpha da proxima versão do Flash (codinome Blaze) disponível no Labs da Adobe.

Como o runtime do Apollo será distribuído?
Apollo será distribuído de varias maneiras:
* Download do Web site do Adobe
* Distribuído com aplicações do Apollo (caso que o usuário não tenha o Apollo instalado).
Nós estamos explorando também um número outros de métodos da distribuição, mais detalhes serão revelados mais tarde.
Nota: este tópico foi discutida mais detalhadamente neste podcast.

Desenvolvedores distribuem o instalador da runtime do Apollo com suas aplicações?
Sim, os arquivos de instalação do runtime do Apollo podem ser incluidos nos aplicativos criados, os desenvolvedores também podem criar instaladores nativos que primeiro verificam se o usuário tem o runtime do Apollo instalado. Se o runtime não for instalado já, instalará o runtime, e instala então a aplicação.
Nota, este assunto foi discutido mais detalhadamente neste podcast.

Como as aplicações do Apollo são instaladas?
As aplicações de Apollo são instaladas como todo outro aplicação no computador de um usuário. O usuário baixa um arquivo de instalação do runtime, e em dois cliques começa a instalar. A experiência para o usuario final depende de que sistema operacional esta funcionando, porque Apollo fornecerá um mecanismo da instalação consistente com o aquele do sistema operacional atual. Nós estamos explorando também um número outros de mecanismos para instalações da aplicação do Apollo.

Que engine HTML/Javascript Apollo usará?
Nós estamos avaliando ainda os engines disponíveis para HTML. Nós não estaremos construindo nosso próprio engine de HTML.

Aplicações do Apollo comunicam-se com outras aplicações do Apollo?
Sim. Nós estaremos implementando um protocolo Inter-Application Communication(IAC) para facilitar a comunicação entre aplicativos Apollo.

Aplicações de Apollo comunicam-se diretamente com as banco de dados?
Apollo 1.0 não terá suporte a comunicar-se diretamente com os banco de dados. Entretanto, será possível escrever drivers de banco de dados em ActionScript (binário ou XML sockets), que permitiria que as aplicações de Apollo se comunicassem diretamente com um banco de dados (local e remoto).

Quanto controle os desenvolvedores/designers têm sobre o layout da aplicação?
Os desenvolvedores e designers terão o controle de 100% sobre a aparência da sua aplicação.

Posso reusar código existente do Flex 2 em uma aplicação Apollo?
Sim. de fato, você não rpecisa reescrever nenhum código para ter uma aplicação existente do Flex funcionando dentro de Apollo, embora você possa necessitar escrever o código adicional para usar específicas APIs de Apollo.

Quais APIs que Apollo disponibilizará aos desenvolvedores?
Algumas das APIs que foi discutido publicamente são:
* File I/O
* Online / Offline
* Windowing
* Clipboard
* System Drag and Drop
* Full Network API support
* Local Storage / Settings
* more…

Aplicações Apollo trabalham offline?
Sim. Apollo fornecerá um conjunto de APIs para facilitara o desenvolvimento de aplicativos que rodem tanto online quanto offline.

Desenvolvedores podem estender código do Apollo?
Nós estamos explorando a praticidade dessa característica.

Apollo fornece um mecanismo do update da aplicação?
Sim. Apollo fornecerá um mecanismo para fazê-lo fácil de atualizar aplicações.

Apollo é um criador de exe/projetor?
Não. Apollo é um runtime cross-operating system que funciona no sistema dos usuários.
Uma das vantagens desta é que os arquivos de instalação da aplicação do Apollo podem ser muito menores, porque não requer que o engine runtime inteiro esteja distribuído com cada cópia da aplicação. Permite também que nós integrem as tecnologias junto (Flash, HTML, PDF) em um nível muito mais baixo do que pode de outra maneira ser praticável.
Finalmente, permite que nós forneçam um modelo mais padronizado e mais consistente da segurança para aplicações e usuários de Apollo.

Que modelo da segurança o runtime do Apollo fornece?
Nosso objetivo é fornecer a funcionalidade que os desenvolvedores necessitam e querem, e também permitir que críem aplicações seguras.
Nós estamos trabalhando atualmente nos detalhes do modelo runtime da segurança do Apollo, e atualizaremos este artigo do FAQ enquanto mais informação se torna disponível.

Posso criar as aplicações de CD-Rom ou de Kiosk com Apollo?
Você pode distribuir e instalar aplicações do Apollo através de CD-Rom, embora atualmente, nós não tenhamos planos para permitir que aplicativos Apollo 1.0 funcionem de um CD-Rom sem primeiro que está sendo instalado no sistema do usuário. Será também possível criar as aplicações baseadas em Kiosk que são executatas no runtime do Apollo, mas outra vez, este não é um exemplo do uso que dirige características para Apollo 1.0.

Aplicativos do Macromedia Central funcionarão dentro do Apollo?
Não.
Os Aplicativos do Macromedia Central foram construídos usando ActionScript 2 e rodam em uma versão mais antiga da máquina virtual do Flash Player(AVM 1), e confiadas uma específica arquitetura do Central. Assim, as aplicativos Central não funcionarão dentro de Apollo.

A versão 8 do Flash e anterior de SWFs funcionarão no Apollo?
Sim. Entretanto, o Apollo APIs é feito somente ao conteudo Flash através do ActionScript 3/AVM2, em Flash 8/AVM1 funcionarão, mas não terão acesso direto as APIs do Apollo.

Link sobre o Apollo:
Alguns ScreenShots do Apollo:
http://www.digitalbackcountry.com/index.cfm/2006/6/13/I-Have-Seen-Apollo-and-it-is-Awesome

Arquitetura do Apollo:
http://weblogs.macromedia.com/mc/archives/2006/06/oh_apollo_techn.cfm

http://blog.flashgen.com/2006/07/05/apollo-or-xulrunner-and-wheres-wpfe/

Brezee sobre o Apollo:
http://www.flashcomguru.com/index.cfm/2006/7/5/apollobreezo

http://casario.blogs.com/mmworld/2006/06/apollo_applicat.html

Mobile MXML and mobile Apollo:
http://www.biskero.org/?p=656

Apollo FAQ Status Update:
http://weblogs.macromedia.com/mesh/archives/2006/07/apollo_faq_stat.html

Adobe Component Developer Summit – Apollo by Mike Chambers:
http://www.onflex.org/ted/2006/07/adobe-component-developer-summit_07.php

http://www.onflex.org/ACDS/apollo.pdf

Podcast sobre o Apollo:
http://weblogs.macromedia.com/mesh/archives/2006/07/podcast_july_14.html

Outras imagens da apresentação de Mike Chambers no FiTC Hollywood http://www.bit-101.com/blog/?p=880

Labs Adobe
http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Apollo

Apollo:DeveloperFAQ
http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Apollo:DeveloperFAQ

ActionScript 3.0, Adobe AIR, Flash, Flash Platform, Flex, Principal, RIA

5 comments


  1. Alan Granadeiro

    Cara perfeito este post. Meu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade é DEsenvolvimento Web com RIA. Por esses e outros posts aki é que vale a pena entrar sempre que da p/ ler!

    Só tenho a agradecer!

    Caso precise de parceria, estamos aí!

    Mais uma vez valeu!!

  2. Muito bom esse post. Melhor ainda saber que temos profssionais capacitados e aptos e nos passarem esse conhecimento. Sucesso !

  3. A tradução está ao pé-da-letra em algumas sentenças, como se tivesse sido usado alguma ferramenta de tradução automática… no geral ficou muito bom, já é um começo!

    Abraços.

    Dedé Villela

  4. Oi Dedé, estamos trabalhando melhor o texto e fazendo as alterações necessárias, em breve teremos o texto com melhores sentenças. O objetivo é manter o FAQ do Apollo o mais sincronizado possível com o FAQ oficial.

  5. Olá Leonardo, visito sempre o teu blog. Sou de Minas e atualmente moro em Portugal. Estou enviando um link onde a Adobe diz disponibilizar o Apollo ainda este mês. Parabéns pelo seu trabalho e informações aos desenvolvedores.

    Link:
    http://content.msn.co.in/Technology/TechnologyTT_030307_1135.htm

    Adobe Apollo beta later this month
    Saturday, March 03, 2007

    Abraços.
    Bruno Santos

Leave a Reply