Flash Camp Brasil = Sucesso!!!

Flash Camp Brasil - Eu Fui!!!

Flash Camp Brasil - Eu Fui!!!


Estive no evento inédito no Brasil, o Flash Camp Brasil, ocorrido nos ultimos dias 15 e 16 em Maceió.
Para começar, foi uma aventura conseguir ir ao evento, com passagens caras e hoteis lotados, mas é algo que não perderia por nada no mundo.
Fiquei hospedado num albergue e para minha sorte, na manha do dia 15, trocaram um poste da rua, e meu notebook com a bateria bixada, resolvi ir ao hotel do evento para me familializar com o caminho.
O caminho do albergue pro hotel foi mais perto do que imaginava, tendo somente que esperar ancioso por 7 horas ate começar o evento.
Enquanto esperava sentado no sofa e com uma tomada a disposição(ufa!!!), reencontro a Gabriela Zaninetti, Marketing Manager da Adobe Systems Brasil, logo em seguida vou ao local da palestra e dos mini-cursos, conheci Demian Borba que já estava a todo vapor nos últimos preparativos do evento e me apresentou o Filipe Cunha da Globo.com, pena que não deu para assistir o mini-curso dele. Quem estava la também era Pedro Taranto(quase nos esbarramos no aeroporto).
Pouco tempo depois a Gabi me apresentou o Fabricio Manzi, cara que conhecia a anos e só no evento pude finalmente conhece-lo pessoalmente . Em seguida tive a oportunidade de conhecer o Tiago Venegas, com quem mais tarde troquei ideias sobre o Flash Media Server, Cássio Souza, Diretor Técnico da Gringo e o Diego do COC, apos algum tempo de conversa, chega Igor Costa, outro que so conhecia pela web e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, joguei um pouco de Mortal Kombat vs DC Comics e levei uma surra do Neto Leal.
Poucos minutos antes de começar o evento, ao entrar no auditorio, reencontro o Lee com quem tive uma rapida conversa sobre como foram nossas viagens.
No intervalo tive a oportunidade de conhecer o Beck Novaes, no qual me mostrou um pouco da palestra que iria fazer no dia seguinte. No final do evento, pude conhecer Bruno Ribeiro que me contou sobre o projeto que ganhou o mini ignite.

Sobre as palestras
Primeiro dia
Bom, auditorio cheio, tudo devidamente preparando e Demian abriu o evento com uma apresentação emocionante sobre a EFM e de como surgiu seu sonho de realizar um Flash Camp no Brasil.

Joshua Hirsch Minister of Technology da Big Spaceship, comentou sobre como sua empresa trabalha e demostrou alguns projetos bem interessantes no qual o desenvolvedor so programa mesmo na ultima etapa do projeto, primeiramente é preciso comprar uma maquina de fazer fumaça.

A segunda palestra foi do Daniel Morena Diretor de Criação da agência 32 Bits, sobre Realidade Ampliada 1.0, essa realmente me surpreendeu, ele demonstrou sistemas feitos a alguns anos com a Flash Platform usando multitouch quando nem se imaginava isso. Pude dar meus parabens pessoalmente para Daniel Morena.

Segundo dia
O segundo dia se iniciou com a palestra do Sam Rivello, CEO da RMC, comparando biologia com programação, demostrou de maneira simples e objetiva a simulação de comportamentos biologicos na programação no Flex 4.

A segunda palestra foi a do Igor Costa, bem descontraida e animada, ele mostrou 40 diferenças que considera significativas na mudança entre o Flex 3 e o Flex 4.

Tiago Venegas iniciou sua palestra explicando as novidades do Flash Media Server 3.5, demostrou o vorttice, uma ferramenta de conference que não fica devendo em nada ao Adobe Connect, demonstrou também como é feito o dynamic stream.

Em seguida, Lee explicou algumas novidades sobre o Flash Player 10.1 e criou um exemplo usando o Adobe Flash CS5 exportando diretamente um aplicativo nativo para IPhone.

A apresentação do Cássio Souza iniciou-se com uma historia sobre como é o modo de trabalho na Gringo, em seguida explicou o design pattern State Machine. Você já pode ter usado State Machine e não sabia.

Daniel Dura contou a historia do multitouch e demonstrou como ela pode ser trabalhada na Flash Platform.

A palestra de encerramento do evento ficou a cargo do Beck Novaes sobre OutBox, e na minha opnião, foi encerrada com chave de ouro, foi simplesmente fantastica, considero uma das melhores palestras do evento.

Esse foi um resumo rapido sobre como foi minha aventura no Flash Camp Brasil e o sentimento final é que valeu muito a pena, Maceió foi perfeita para o evento e um grito marcou o Flash Camp Brasil: “sa porra!!!“.

Veja as fotos do evento:
http://www.garagem.com.br/novo_garagem/eventos/flashweb/1024/index.php?cd_evento=1227

11 thoughts on “Flash Camp Brasil = Sucesso!!!

  1. Filipe Cunha

    Realmente o FlashCamp foi um espetáculo. Foi muito bom ver algumas figurinhas carimbadas do mundo do Flash como o Brimelow, Joshua (da maior empresa de RIA do mundo na minha opinião) e os managers dos User Groups como você e o Fellyph Cyntra (além do Bruno Ribeiro que vira e mexe esbarro com ele aqui no RJ).

    A organização foi impecável. A internet não caiu nenhum segundo, os coffee breaks eram sempre ótimos, entre muitas outras coisas.

    Tudo foi perfeito, mas não deve morrer por ai! Cabe agora à comunidade Flash Brasileira, principalmente à vocês, managers de AUGs à não deixarem essa bola cair, seja com palestras online ou presenciais.

    Esse evento mostrou o quanto a comunidade Flash no Brasil é ativa, pois, segundo o próprio Demiam, foi mais gente do que ele esperava ao evento.

    Você pode sempre contar comigo para organização qualquer coisa.

    Grande abraço e foi um prazer conhecê-lo pessoalmente.

  2. Tiago Venegas

    Leonardo, parabens por todo o seu esforço dedicado a participar desse gradioso evento, tenho certeza que valeu muito sua presença por la. Conte conosco para podermos sempre aprimorar os conhecimentos e trocar experiências.

    Grande abraço, paz e sucesso.

  3. Fellyph

    Poxa queria ter chegado cedinho na sexta pra conhecer a galera. A galera que é apaixonada por Flash fez de tudo para ir ao event. Minha viagem foi uma aventura também de Recife para Maceió são 3 horas de carro eu gastei quase 5 horas.

    O segundo dia eu acompanhei todo realmente um evento maravilhoso, parabéns aos organizadores.

    Deu tempo de da uma olhada nas palestras de Neto e Felipe Cunha mas fiquei revesando com outras palestras.

    Todas as palestras de alto nível foi um evento único no Brasil.

    Quando rolar outro evento vamos marcar um meeting com a galera.

  4. Rodrigo Suzart

    Não pude ir ao evento também tive muitos imprevistos. Gostaria de ver as palestras de Neto e Felipe Cunha, vai ficar pra próxima. Teve algum material ou email disponibilizado com artigos ou slides de apresentações.
    quem tiver pode mandar para o meu email
    e no próximo estarei lá.

    http://clubeequilibrium.com

  5. Demian Borba

    Olá pessoal,

    Passando só pra deixar registrado, muito obrigado por terem comparecido, vocês fizeram o evento um sucesso.

    E para 2011, já confirmamos a segunda edição do Flash Camp Brasil, novamente em Maceió, desta vez em Abril. Em breve mais detalhes.

    Até breve! Abraços

    Demian

  6. Pingback: Leonardo França » Vá ao Flash Camp Brasil 2011

Leave a Reply